sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O Ponto sem final.



Eu sou avesso a despedidas. Não consigo dizer “Adeus” com muita facilidade.Existe na alma do homem um anseio pela imortalidade.E eu carrego isso.Não me contento com a efemeridade das coisas.
Uma boa conversa com os amigos, um bom filme, a música que acalma o coração, tudo deve durar muito tempo.O fim de algo que deveria perdurar parece-me um mote sem graça.
Quase me atormenta quando temos que nos levantar e partir enquanto deveríamos ficar conversando e rindo ao pé de pessoas luminosas.Quase me embriago de saudades quando um filme que me emociona, mas, no entanto preciso aceitar o seu final.
É chato quando a emoção de uma bela canção termina quando a faixa encerra seu tempo de execução. Por mim isso perduraria horas, dias, semanas, uma infinidade de tempo de gozo e contentamento.
E por que o beijo precisa de tempo?Deixemo-lo prolongar-se.Por que aquele Domingo em que a família estar reunida e que todos brincam, e contam piadas da vida precisa concluir-se em abraços e “até logo”?Ora, deixemo-nos ali, parado, em eterna alegria.
Não entendo o porquê que os cabelos brancos alcançam-nos indicando que as coisas mudaram. E porque a lembrança dar lugar ao esquecimento?
Não entendo, mas logo um bom período da nossa vida são apenas fotos na estante e a casa fica assombradamente vazia.
E por que os livros têm páginas enumeradas?Um bom livro poderia não tem um fim, mas sim, um outro recomeço.
Eu não vou concordar com o ponto de conclusão deste texto.Na verdade eu queria usar as reticências, as virgulas e os pontos de exclamação.
Mas estar ele ai dando cabo a ternura das coisas.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Som que vem da Mata

O barulho das crianças brincando no quintal, um pula daqui outro salta de lá, é um corre-corre de infância alegre que não tem fim.
Da cozinha o cheiro preenche o espaço me convidando pra beslicar  a comida.Uns amigos apontam no jardim, o relógio e seu tic-tac que não me  deixa esquecer o tempo que  se esvai.
A mocidade, que por pirraça, deseja me abandonar. Mas Eu, relutantemente, a seguro pelos cabelos ondulosos em tal ansiedade que o perfume do jasmim fica  gravado em minhas mãos.
Um colibri que invadi a sala chamando atenção, os primeiros raios e trovões avisando a chuva que se aproxima e a terra se prepara para receber os doces e molhados beijos dos céus.
Contos do baú, historias  a beira do fogão, os afagos de tios e tias, a música que salta na voz da radio AM, os discos de Orlando Silva, o alvoroço de fecha-fecha de portas e janelas impedindo que a chuva também participe da reunião familiar, mas ela teima em tamborilar nos baldes que estão por toda parte.
Eu adoro ver o encontro da terra com a água.E juntas, abraçadas, correr para as profundezas da mata.
E da Mata para as folhas, das folhas para os olhos, dos olhos para os ouvidos e dos ouvidos para o sem-fim da alma.
Da Mata eu espero tudo: O ronronar dos gatos, o vestido colorido, o medo do escuro, a bacia de manga, o velho na praça, o vermelho, a novela das 8, a trança nos cabelos, a tv roubada.
Da Mata, só não me deixe só. Isso seria um absurdo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A Segunda do Ano



Conheço muita gente que se pudesse diria como Cristo: “... passe de mim este cálice”. Mas o cálice é entornado.Não tem como evitar. Tem coisas na vida que é assim mesmo. Encara-se de frente, cabeça erguida, força redobrada e bola pra frente. Acontece com todos.

Ninguém vai poder fugir. Homem, mulher, rico ou pobre, todo individuo vai passar. Seu vizinho, sua amiga, seu colega de trabalho, o seu chefe..Ah, o chefe.Dizem que ele é o pivô disso tudo.

Mas pessoalmente eu não concordo.Ele não criou essa situação indesejosa.Também é uma vítima,coitado.Sofre tanto quanto nós as penas neste cadafalso inexorável.

É hora para sermos solidários.Um abraço, um sorriso, um bilhete escrito "obrigado" deixado sob a mesa pode  ajuda a amenizar o caso. E realmente melhora.Experimente fazer.

Na verdade deveríamos criar um partido, uma associação, um clube ou qualquer  outra coisa que nos fizesse superar e sobrevivermos as Segundas-Feiras.Elas são indeferentes a tudo e a todos.Não faltam nunca ao trabalho.Não ficam doente.Não chegam atrasadas e religiosamente toda Segunda-Feira lá está ela sorrindo.

Eu te aconselho: cada vez que você a encontrar antes de entrar em seu escritório aperte sua mão e entre rapidamente.Se você estender a conversa ela te engole...

Contudo, quero ser benevolente com esta, pois é a primeira de 2011.Espero que seja inesquecível, pois a primeira ninguém esqueçe.E rogo ao Senhor que sejam muitas. Mesmo as mais pesarosas, tediosas, chatas, estraga-prazeres, porém que voltem sempre que o Domingo tombar no final da noite.

Desejo que ela retorne revigorante e atravesse pela porta adentro e dispare o despertador e nos acorde com o seu beijo de rancor.
Que retorne e que eu possa olhar em seus olhos durante muitos anos e dizer: "Bom dia!" E ela retruque:"No final do dia te digo se foi bom".

Viva as Segundas-Feiras!

Viva, porque eu vivo!

domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 -O que devo esperar deste ano?



2010 já é coisa do passado.Não tenho como alterar mais nada.
No limiar deste novo ano me cabe algumas perguntas.
E agora, o que devo esperar? O que será feito nesses próximos 365 dias,aliás,364?
Acredito que não posso prever o futuro,mas posso antever, baseado em minhas experiências, como reagirei diante de alguns casos. E é sobre isso que quero falar.
Vou mencionar algumas situações e sugerir, talvez, possivéis reações sábias e prudentes.
Por favor,não me entenda mal achando que sou algo como pedante ou presunçoso.
Apenas quero ousar, sugerindo, quem sabe, a melhor alternativa:

Eu planejei tudo de modo organizado e prudente.E se o plano falhar?
É bom ter duas alternativas.Ser flexível e pensar que se algo deu errado é somente   porque precisava de certos ajustes. E o mais importante: Não deixe de acreditar!

Ainda não conseguir aquele emprego dos meus sonhos.O que faço agora?
Se prepare um pouco mais.Estude.Seja um especialista no assunto e melhore seu Network.Talvez seja essa uma saída para aquela entrevista tão esperada acontecer.

Não estou indo bem no meu relacionamento.Ela ou ele não me entende.Qual a saída?
Plante o que você espera colher.Agir de maneira carinhosa é uma boa alternativa pra se receber carinho.Possivelmente os resultados não venham de imediato,mas é melhor plantar maçãs para colher maçãs. 

Não sobra nada no final do mês.Meu salário voa.Por que?
É porque você tem uma mão frouxa.Poupe mais! Não dê atenção aos seus impulsos.

As vezes me sinto tão vazio.Não sei o porquê disto.
Deixe de se concentrar tanto em você.Olhe a sua volta.Alguém precisa de algo ou quem sabe de você que não consegue vê-la.Se doe mais. Então perceba que o espaço vazio foi preenchido.

Tou pensando  em fazer investimentos.Mas não sei o que possui maior rentabilidade.
Invista na esperança.Acredite mais em si mesmo, nas pessoas, no futuro, nos talentos inatos que você possui,mas reluta em enxergar.Acredite no perdão.Ele pode resolver metade de nossos problemas.Invista no seu tempo.Leia mais!Desligue a televisão 1 hora por dia e lance mão de um livro e se permita novos horizontes.

Bem, essas são sugestões que podem fazer de 2011 um ano diferente.Só depende da nossa disposição de acreditar nelas. Desejo que este novo ano seja repleto de Paz, Amor, Fé e Esperança.Vamos escrever 2011,pois ele é uma linda página em branco.E quem vai escrever a palavra SUCESSO somos nós.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...