domingo, 17 de abril de 2011

O menino da Praça



A vida é uma sucessão de eventos. São tantos que não conseguimos enumerá-los sem correr o risco de olvidar alguns. E outros, por força, marcarão para sempre a lembrança.
Quero aproveitar o instante e trazer de volta uns poucos que considero um tesouro incalculável. Quem pudera trazer de volta meu tempo de meninice quando brincava com meus irmãos durante a chuva na Praça Bispo Dom Jaime de Barros Câmara, mais conhecida, aqui em Mossoró, como a Praça dos Hospitais.
Aquele lugar parecia ser nosso. Pertencia-nos. Éramos o capitão de toda a gente que a frequentava. Claro que somente para um pequeno grupo de três meninos e uma garotinha ingênua e indefesa. Éramos donos de tudo.
Recordo-me também, com muito prazer, as noites em que esperava o início da sessão de cinema no memorável Cine Pax sentado nos bancos da Praça Rodolfo Fernandes. O cheiro de pipoca, os casais de namorados, o burburinho de crianças, a fila da bilheteria que não andava, os carrinhos de confeitos com sua variedade de doces, a ansiedade do filme estampada nos rostos dos cinéfilos, as luzes... Inesquecíveis!
Vi muitos artistas se apresentarem nos palanques erguidos em outra praça situada logo atrás deste referido cinema. A famosa Praça do Codó ou Praça Bento Praxedes. Uma multidão se aglomerava ali. Ainda não sei como era que cabia todo mundo naquele espaço visivelmente estreito.
Muitas vezes assistir, como se fosse num camarote, da também marcante Praça Vigário Antonio Joaquim a disputa musical no concurso da Mais Bela Voz mossoroense. Cada centímetro daquele chão era concorridíssimo. Todos querendo ver de perto as estrelas da noite.
Quando cruzo qualquer um destes lugares é possível ver aquele menino, parado, encantado, contemplando a vida da cidade com um olhar impregnado de poesia e também de saudade.
São pontos luminosos de minha memória que indicam, até hoje, o andar deste rapaz ainda estrangeiro no reino de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...