segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Porta de Alice

Uma porta que se abre quer dizer muita coisa. O ideal é que não seja escancarada. Se alguém resolver bater, abra aos pouquinhos. Veja até que ponto o espaço que é oferecido cabe a pessoa que entra.
Como na insólita situação em que Alice, a personagem de Lewis Carroll, precisa atravessar uma porta incrívelmente menor para o tamanho de sua pessoa.No clássico foi necessário tomar uma porção mágica para encolher.
Mesmo assim, digo que às vezes não cabe. Ou que fica estranho, quando há muito espaço e o visitante sente-se em “casa”.A melhor maneira para evitar constrangimentos seria manter uma sinalização.
Nada brusco nem agressivo.Apenas aponte até onde nosso convidado pode ir. Determine, gradativamente, até que horas da noite, por exemplo, ele pode te ligar. Lembre-se que você não quer perder a amizade, mas precisa dormir.
Adiante, em conversas informais, a hora em que você se recolhe. Não permita intervenções em sua rotina aceitando opiniões de como você deve fazer isto ou aquilo. Deixe claro que a intenção é manter seu espaço um local somente seu, com sua cara e que nada pode lhe roubar o direito de você, ser você mesmo.
Talvez isto pareça um tanto chato ou antissocial, mas eu acredito que é uma oportunidade para o aprendizado em que ambos conhecerão mais profundamente a característica de cada um.
Se seu amigo entender este princípio a relação ficará melhor, porém se ele não compreender, o risco dele não mais visitá-lo será grande.
Neste caso, é bom saber que na verdade não havia amizade, e sim uma interação morna e superficial. Não fique triste. Você saiu ganhando.
Existem inúmeras maneiras pra se manter a porta aberta. Mas saber o exato momento para fechar exige sabedoria e prudência.
O que não vale é jogar a chave fora.

2 comentários:

  1. É verdade que a porta dividi dois espaços. O público e o privado e ainda aquele mais privado ainda. Também, sabemos que a porta pode ser feita de madeira ou aço. Não tenho a menor simpatia com portas que possuem o olho mágico. A porta mais significativa é a feita de vidro. Sabe-se quem está dentro, sabe-se quem está fora. Entende-se ambos os lados. E assim a porta pode virar um espelho de ambas as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que vc não joga a chave fora. Vc está escrevendo cda vez melhor

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...