quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Força na Natureza

Fico impressionado com a força e o poder dos elementos da natureza. Eu acredito que tanto a água, o ar, a terra e o fogo subsistem para promoverem a vida e prolongar a existência do ser humano aqui neste planeta.

É maravilhoso observar a semente se partir, brotar e elevar-se acima da terra de modo soberano. Como é interessante sentir os movimentos do ar numa suave brisa.É inquietante saber também que os extremos, frio e calor, num só encontro podem transformar-se numa incontrolável tempestade. 

Mas a natureza, em suas manifestações casuais, não esperava a presença, às vezes incauta, do homem. Ela não contava com este quinto elemento em seu caminho. E indiferente aos sentimentos ela opera seus poderes.

Neste duelo desigual, podemos observar os resultados: Eventos catastróficos, vidas que tombam, e a terra que sofre.Porém é surpreendente notar certos milagres em ocasiões assim.

São fatos em que o homem demonstra sua força através da solidariedade, da compaixão, da humildade revelando, deste modo, a natureza gentil e fraternal do ser humano vencendo o embate e tomando o seu lugar no espaço.

2 comentários:

  1. Na Austrália coisas semelhantes aconteceram e acontecem...e sabe quantas pessoas foram vítimas das chuvas ? 17 pessoas. E poderia ter sido bem menos. O motivo de lá ser menos e aqui maior ? Não é a natureza que foi ingrata conosco. Ou a chuva caiu demais aqui e um pouco menos aqui. A resposta está no verso: o ser humano e mais especificamente o brasileiro. Entenda-se ai a sociedade e o governo brasileiro. OU seja, somos uma catastrofe humana enquanto relação social. Faltou politica de habitação, saneamento e ocupação urbana nesse caso. A natureza não é um bicho feroz e valente que vem de noite com a chuva. O modo como somos brasileiros reflete no agravamento das relações ambientais.
    Lembra-se da estiagem no Nordeste e da fome dos mais pobres com a falta de chuva? Lembra-se da Autralia ? Pois, é...la tem regiões onde chove bem menos do aqui no Nordeste. No entanto ninguém morre por falta de água. Adelaide, cidade que está fincada no meio do deserto está bem obrigada. E aqui...socialmente se aproveitam desses desmando da natureza para lucrarem verbas públicas e beneficios com ou sem chuva.
    Não olhe para a natureza nesse momento, olhe para o homem em sociedade...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...