quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Ponto de Chegada


Fico me perguntando: O que realmente caracteriza um vencedor? O que diferencia uma pessoa que chegou lá de outra que ainda não chegou? Que elementos são encontrados na personalidade de alguém que é considerada de sucesso? E o que é sucesso? E quem determina onde fica este “chegou lá”?
Estes questionamentos iniciais deveras nos colocarão numa posição reflexiva. Podem existir outras interrogações ainda mais reveladoras. E quem sabe, talvez, nos apontarão caminhos nunca antes trilhados.
Por exemplo, é o objeto que sinaliza um vencedor ou o indivíduo é quem escolhe o objeto? Num pódio, é fácil reconhecer o primeiro colocado, pois este local é um sinal de que muitos ficaram para trás e somente um deva receber o troféu de campeão.
Então, quer dizer que, ser o primeiro em alguma disputa implica dizer que alguém vai perder somente porque chegou em segundo,terceiro, ou em quarto lugar, e que eu sou o único vencedor porque sou  o mais rápido?E por isto devo receber o prêmio?
Ou Simplesmente porque a medalha está comigo e não com os outros? Mas os outros também não correram?”Sim, todos correram, porém eu cheguei primeiro”. Eu poderia ouvir esta afirmação. E, na verdade, esta resposta seria a comumente aceita.
Contudo, levanto a seguinte questão: Se nesta corrida muitos correram e completaram o percurso atravessando a linha de chegada, então porque só um leva a medalha? E esta referida premiação representa o que exatamente?
Acredito que deva representa muitas coisas. E, acredito também que o significado maior seja para quem a receba. É ele quem lhe atribui o seu digno valor. Que pode ser relativamente diferente para cada um. Até mesmo para o leitor que ler este artigo quanto para quem o escreve.
O olhar sobre o prêmio é particular. Intrinsecamente particular. Embora, haja alguma unanimidade quanto a este ou aquele prêmio.
Veja só: Quem venceu a maratona dos jogos olímpicos de 1984 em Los Angeles?
A suíça Gabrielle Andersen entrou no estadio cambaliante terminando a corrida em 37ª lugar.Ela não subiu ao pódio,mas foi ovacionada.E nem lembramos de quem chegou em primeiro.
De que material é revestida a armadura de um vencedor? Resistência, persistência, perseverânça, disciplina, humildade, perdão, arrependimento, ternura, compaixão, honra, coragem, honestidade e virtude podem construir a história de um verdadeiro campeão.
Se a estrada é curta ou longa,  se será o primeiro ou o último a cruzar a faixa de chegada, se será lembrado ou não, quem vai decidir ser o vencedor é você mesmo, pois a vitória é de quem corre.


Um comentário:

  1. NESTA VIDA SOMOS TODOS VENCEDORES, OS DA CLASSE MÉDIA ABAIXO LÓGICO.VIVER NESSE PAÍS COM ALTOS IMPOSTOS ´SO NÓS MESMOS PRA AINDA SORRIR.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...