quarta-feira, 27 de junho de 2012

Desirella


No filme animação de Carlos Eduardo Nogueira, Desirella, com duração de 10 minutos e cinqüenta e dois segundos, trás como enredo o culto a beleza. A personagem principal, uma senhora aparentemente sozinha e destituída de juventude, formosura e saúde, aguarda em sua casa a entrega de um objeto em que deposita extrema confiança de que o mesmo devolverá os atributos que lhes são tão carentes. 
 
O místico produto, materializado na forma de um belo par de sapatos, era o centro dos seus desejos. Ao usá-lo, a vida seria diferente. O mundo seria um lugar belo, vivo e atraente. Ela daria adeus a tudo que era feio e solitário.

E assim pensou e passou agir. No espelho não encontrou mais as rugas nem a velhice. Os hábitos perniciosos foram substituídos pelas práticas salutares. A mocidade retornou acompanhada de viço e sensualidade característicos. Sua pessoa alcançou as passarelas e o centro dos desejos alheios. 

Tudo isso impulsionado pelos os lindos sapatos.
 
A busca pela eterna juventude e culto a beleza pertencem ao rol das ideias perturbadoramente fixas. Elas consomem tempo, energia, dinheiro e relacionamentos. Os homens e as mulheres se tornam escravos do espelho, da balança, das plásticas, dos exercícios físicos, dos acessórios de grifes, dos cosméticos, e qualquer objeto que exale promessas de jovialidade rápida e perene. 

Não seria danoso usar desses elementos nas doses exatas de promoção de bem estar e saúde, mas fica difícil mensurar a dose certa quando a mídia espalha modelos ideais de beleza e popularidade a todo o momento.

Somos cercados pela ditadura padronizada da revista, Televisão, Cinema, personalidades esportivas e pela indústria da moda. Se não tiver o corpo parecido com o do tal fulano voce está fora do padrão. E se eu não usar tal cosmético não serei belo nem feliz.

Essas insinuações consumisticas tornam-se um perigoso caminho quando nos deixamos levar pelos outdoors ao longo da estrada da vida.

O sugestivo talvez seja o equilíbrio do uso de um ou de outro recurso promocional da saúde e do bem estar pessoal.

E o termômetro para saber se não ultrapassei a linha talvez seja a quantidade de vezes em que o assunto peso, medida, forma física, cor de cabelos, roupas e acessórios, cosméticos, botox, remédio moderador, suplementos calóricos surgem no meu dia a dia. 

Se o assunto ficou cotidiano, tome cuidado.




Veja  aqui o filme e tire suas conclusões:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...